O que os banqueiros não querem que você saiba sobre juros

Anúncios

Você já descobriu o que os banqueiros não querem que você saiba sobre juros? Então saiba a partir de agora lendo este artigo!

Pegar um crédito com banco é algo que todos evitam. Certamente porque desde cedo entendermos que as taxas de juros sempre são as grandes vilãs.

Anúncios

E isso vale não só para empréstimos e financiamentos mas também para o cartão de crédito.No entanto, isso acaba sendo um mal necessário para muitos.

Por isso, que preparamos um artigo especial sobre o que os banqueiros não querem que você saiba sobre juros.

Anúncios

No artigo de hoje, falaremos então tudo que você precisa saber antes de solicitar um cartão de crédito ou mesmo empréstimo/financiamento.

Conheça quais são as taxas de juros existentes e como se livrar delas da melhor forma possível.

Então se você está em busca de um cartão de crédito ideal, continue com a gente e veja o que os banqueiros te escondem para não cair em tentação.

Entenda como funciona o sistema bancário e o que os banqueiros não querem que você saiba

 

Para entender melhor e se livrar das garras do sistema, o melhor a se fazer é estudar sobre e ele.

Por isso conheça abaixo como funciona o sistema bancário brasileiro.O sistema bancário é como uma pirâmide.

Em sua base encontra-se o banco central do Brasil, responsável pela regulamentação das instituições financeiras de todo o país.

Essa base tem por objetivo garantir que os consumidores assim como eu e você, tenhamos direitos e serviços respeitados pelas instituições financeiras, estas alocadas no segundo bloco da pirâmide.

Assim, as instituições financeiras são aquelas responsáveis pelas cobranças das taxas e tarifas. Elas realizam o papel de intermediador entre o cliente final e algum tipo de serviço financeiro.

Nesse caso, trabalham em serviços como emissão de cartão de crédito, um crediário, ou mesmo algum empréstimo ou financiamento.

No penúltimo bloco desta pirâmide financeira então encontram-se os bancos, responsável pela liberação de crédito para o consumidor da forma mais segura existente.

Aqueles assegurados pelo FGC Fundo Garantidor de Crédito, no qual normalmente também é detentor dos maiores bancos de dados dos clientes.

Por fim, no final desta pirâmide encontra-se o consumidor, responsável pelas compras adquiridas com o crédito pego nas instituições financeiras ou bancos.

Quais são as taxas e tarifas cobradas pelos bancos e instituições financeiras?

 

Agora que você já entende melhor então como funciona o sistema bancário, conheça a seguir quais são as taxas e tarifas permitidas de serem cobradas pelo banco central.

De acordo com o BC os bancos e instituições financeiras poderão cobrar apenas  5 taxas/tarifas pelos cartões de crédito, são elas:

  • Anuidade
  • Segunda via do cartão
  • Multa por atraso
  • Avaliação emergencial de crédito
  • Juros por atraso
  • Pagamento de contas
  • Juros do crédito rotativo
  • Saques com o cartão de crédito
  • Juros de parcelamentos

Vale ressaltar que como dissemos, ainda que exista diversas taxas e tarifas o banco central permite a cobrança de apenas 5 destas taxas. Portanto, fique atento aos seus direitos.

Juros do parcelamento pode ser a melhor opção

 

Ainda que com a Selic em baixa, as taxas de juros continuam muito altas.

Nesse sentido principalmente o crédito rotativo. Aquele valor que você paga quando você realiza o pagamento mínimo da fatura. Ou então os juros por atraso de pagamento, que ocorrem quando há atraso.

Por isso, a melhor opção ao perceber que não conseguirá arcar com os gastos totais da fatura a tempo é optar pelo parcelamento da sua dívida.

Isso porque, as taxas de juros para o parcelamento variam entre 0,99% a 9,80% ao mês. Enquanto a taxa de juro rotativo por exemplo, varia entre 2,75% a 14% ao mês.

Agora que você já conhece o que os banqueiros te escondem, então clique aqui e veja se você já cometeu esses erros, muito comuns na hora de solicitar um crédito.

Assim, caso ainda não tenha cometido, vai ter oportunidade de evitá-los para melhorar sua vida financeira.

saiba-mais