Qual é a melhor alternativa: Apple Pay, Google Pay ou Sansung Pay?

Anúncios

Novas soluções em pagamento móvel via tecnologia NFC ou contactless (sem contato) estão chegando ao Brasil.

Assim Gigantes do ramo, como Apple, Samsung e Google, estão de olho nos milhões faturados com este tipo de transação.

Anúncios

Pois esta traz a vantagem de tornar o pagamento mais rápido e prático tanto para vendedores quanto para clientes.

E, você, pequeno empreendedor, autônomo, micro ou pequeno empresário, deve estar tentando entender o que é Samsung Pay, Apple Pay e Android Paym e se precisa mesmo se preparar para receber este tipo de pagamento.

Anúncios

Então vamos discutir isso a seguir.

Apple Pay: Autorize um pagamento movél com sua digital

O Apple Pay funciona com iPhone a partir da versão 6, os modelos mais novos do iPad, e Apple Watch para pagamento direto a vendedores e varejistas, e já está em uso em diversos países do mundo.

Por aqui, ele pode ser usado por quem tem um cartão de crédito norte-americano associado à sua conta iTunes e por quem tem conta no Itaú, Bradesco ou Banco do Brasil.

 

Samsung Pay: Não precisa de leitores NFC

Outra opção em pagamento móvel já disponível no Brasil é o Samsung Pay.

O sistema da Samsung funciona da mesma maneira que os seus concorrentes.

No entanto, o Samsung Pay também pode ser aceito por leitores e em máquinas de cartão sem tecnologia NFC – já que esta não é a única opção para pagamentos por aproximação.

Neste caso, basta que a sua máquina aceite transações sem contato – possivelmente, via Transmissão Magnética Segura (MST, em inglês). Desta forma, é ampliado o acesso de vendedores e lojistas a esse tipo de pagamento.

A novidade está disponível para 40 modelos Samsung (sendo que nem todos estão disponíveis no Brasil), que já saem de fábrica prontos para aceitar este tipo de pagamento – o app é disponibilizado gratuitamente.

O Samsung Pay funciona com os cartões das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelos bancos: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Inter, Neon, Bancoob, Banrisul, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Next, Porto Seguro e Santander, além dos cartões de benefícios da Ticket.

 

Android Pay: velocidade na hora de efetuar pagamentos

O Android Pay, atualmente conhecido como Google Pay, é a solução da Google que busca competir de forma mais eficiente no mercado de pagamentos móveis.

Já que então a carteira digital Google Wallet não parece ter conquistado muitos seguidores.

Esta solução também exige que o terminal de pagamento tenha tecnologia NFC ou contactless.

Mas, o procedimento acontece de forma mais rápida que com o Apple Pay para compras de baixo valor aquisitivo, pois basta o celular estar destravado para permitir a compra.

Como o próprio nome já deixa claro, o Android Pay está disponível para aparelhos Android, e isso deve tornar a solução bastante popular no Brasil, onde esse sistema operacional responde pela maioria dos celulares em uso.

Outra vantagem do Android Pay é a possibilidade de adicionar e usar pontos fidelidades e cartões-presente como forma de pagamento. A solução já chegou ao Brasil, mas apenas para poucos cartões e bandeiras.

Segurança e parceira com bancos e cartões: desafios do contactless ( pagamento móvel)

Mais do que a tecnologia em si e a necessidade de despertar o interesse de clientes e vendedores. Soluções como Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay enfrentam dois desafios maiores:

Portanto são eles: a segurança e a formação de parceria com bancos e administradoras de cartões de crédito.

No quesito segurança então, o NFC/contactless tem despertado a preocupação de diversos especialistas.

Que no entanto, desconfiam da qualidade das medidas de segurança tomadas pelas empresas desenvolvedoras de pagamentos móveis.

Para cuidar melhor das suas finanças, além de baixar um dos apps acima, leia os nossos artigos.  Pois neles você encontra ótimas dicas para cuidar melhor das suas finanças pessoais. 

Clique Aqui e Veja quais são os melhores cartões de crédito para negativados!

botao-saber-mais