Nova lei apreende documentos de endividados para forçar pagamento de dívidas

Nova lei força a quitação da dívida na justiça. Mas, todos os devedores terão os documentos apreendidos? Saiba o que fazer agora!

Anúncios

: Nova lei apreende documentos de endividados

CONFIRA TUDO O QUE A STONE PODE FAZER ...por você e seus negócios, pequenos e médios empresários agora contam com mais benefícios.
CONTINUE LENDO...

Nova lei apreende documentos de endividados para forçar devedores a quitar dívida

Se você tem alguma dívida tramitando na justiça, então saiba que a Nova lei apreende documentos de endividados para forçar o pagamento do débito.

A decisão saiu no início do mês de fevereiro e por isso pegou os devedores de surpresa. A medida foi votada na câmara e então aprovada pela maioria dos votos dos ministros.

Anúncios

A nova legislação, portanto, permite que o juiz determine se o devedor terá os seus documentos apreendidos ou não, caso ele não pague a sua dívida. Mas, como os devedores podem fazer para evitar essa decisão?

JÁ CONHECE A STONE PAGAMENTOS? Poupe seu tempo e seu dinheiro com os benefícios que ela tem!
CONTINUE LENDO...

Veja aqui:

Anúncios

  1. Nova lei apreende documentos de endividados
  2. Todos os devedores terão seus documentos apreendidos?
  3. Nova lei apreende documentos de endividados, saiba como evitar

Nova lei apreende documentos de endividados

Endividados correm risco de perder seus documentos se não pagarem suas dívidas. A decisão foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e autoriza o juiz a aplicar medidas onde julgue necessário aprender o documento de pessoas endividadas.

A apreensão dos documentos pessoais, passaporte e CNH do inadimplente, bem como a restrição de participar de licitações e concursos públicos, foi aprovada pelos ministros.

O relator Luiz Fux confirmou a aprovação, mas ressaltou que a medida não pode avançar nos direitos humanos, como saúde e alimentação.

Todos os devedores terão seus documentos apreendidos?

Não. O devedor precisa estar com a dívida sendo cobrada na justiça e na fase de execução. Por isso, somente devedores com processo judicial para cobrança correm esse risco.

A medida diz que a lei será aplicada em casos excepcionais. Ou seja, em casos em que o devedor tem condições de quitar sua dívida, mas nega a existência ou oculta seus bens da justiça.

Nova lei apreende documentos de endividados, saiba como evitar

Mesmo que a lei seja aplicada, ainda assim, há alguns casos em que o devedor fica protegido e evita a apreensão do seu documento. Como por exemplo, em caso de utilização da CNH para uso específico de trabalho.

A maneira mais eficaz, no entanto, para evitar a aplicação da lei é pagar a dívida. Porém, também é possível recorrer à decisão judicial e provar a necessidade desses documentos na rotina diaria da pessoa cobrada.

Dessa forma, há uma chance de a justiça liberar os documentos do devedor.

E então, você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre notícias financeiras? Visite o nosso site e saiba mais sobre empréstimos e cartões de crédito.

CONHEÇA A STONE PAGAMENTOS E FACILITE SUA VIDA FINANCEIRA AGORA MESMO!
CONTINUE LENDO...