Ibovespa a 115 mil pontos, aprenda como investir na Bolsa!

Anúncios

Você deve ter ouvido falar por aí que a bolsa de valores atingiu 115 mil pontos, assim a máxima histórica.

Caso você não invista ainda, então já perdeu muitas chances de multiplicar o seu patrimônio…

Anúncios

Mas ainda dá tempo! Nesse artigo aqui vou te apresentar um pouco sobre o que é a bolsa, como ela funciona e como você pode começar a investir hoje mesmo!

O que é a Bolsa de Valores?

Em termos simples, a bolsa é, nada mais nada menos, o mercado onde pessoas podem adquirir títulos e ações.

Anúncios

“O que são ações?” Ações são parcelas, pedaços de empresas. Essas ações podem ser negociadas dentro da bolsa de valores durante o pregão (horário de funcionamento), geralmente entre 10:00 e 17:00.

“Tudo bem, mas por que alguém compra ações?”

Ao comprar ações você se torna, literalmente, sócio daquela empresa. Dependendo do tipo de ação que você comprar (preferencial ou ordinária) você pode inclusive ter direito a votar em algumas questões referentes à empresa.

Porque investir em ações?

O principal motivo pelo qual pessoas investem em ações é que elas possuem o potencial de se valorizar.

Você deve ver no jornal de vez em quando: “Petrobras fechou com alta de 2%” ou alguma notícia do tipo. Essa alta (ou baixa) é reflexo das expectativas que o mercado (as pessoas e empresas envolvidas) tem sobre aquela ação.

Em geral, as notícias do cenário político e do comércio exterior (relação entre Estados Unidos e China, por exemplo) impactam diretamente nos preços das ações a cada dia.

Isso também ocorre quando as empresas listadas na bolsa soltam seus relatórios trimestrais.

Mas é preciso cuidado!

Existem muitas fontes na internet mostrando gráficos com retornos absurdos de ações (no passado) querendo te vender “dicas” sobre a próxima ação que você tem que comprar. Não se engane! Se eu puder te dar uma dica, seria:

“Retornos passados não são garantia de retornos futuros.”

Muita gente se engana vendo uma notícia de que a ação X disparou de um dia para outro e a compra, achando que ela vai voltar a se valorizar.

Inclusive, a maioria dos investidores faz isso: compra na euforia, quando a ação está em alta, mais cara. E se, por algum revés, os preços começam a cair, faz a venda na baixa. É um ótimo jeito de perder dinheiro.

Comprar ações é (geralmente) um jogo de longo prazo

Não adianta ficar olhando as cotações das suas empresas no dia-a-dia, pois a variação é imensa! Um ganho de 1% em um dia pode ser facilmente anulado após uma semana ruim, mas isso não quer dizer muita coisa.

O que importa mesmo é se a ação se valoriza ao longo do tempo, geralmente após alguns anos.

Claro que, para isso, deve-se estudar a fundo os fundamentos das empresas:

  • Anos de existência;
  • Setor de atuação;
  • Time gestor;
  • EBITDA;
  • Preço sobre lucro;
  • DREs e Balanços Patrimoniais;

E muitos outros itens, dependendo do nível de profundidade da sua análise. Para quem não quer (nem precisa se aprofundar muito), existe também a opção de comprar Fundos.

O que são Fundos de Investimento?

O fundo funciona como uma “cesta” de ações. Uma gestora (ou seja, empresa especializada em gerir ações) recolhe assim recursos de alguns cotistas, compra ações que ela julga serem valiosas e vende cotas desse fundo.

“Qual é a vantagem disso?”

Bem, ao comprar um fundo em vez de uma ação específica, você dilui bastante o seu risco. Quer ver um exemplo?

Suponha que você possui 1000 reais para investir na Bolsa. Com esse dinheiro, é bem provável que você consiga comprar ações de somente uma única empresa.

Um fundo, com milhões de reais de patrimônio, pode estar distribuído entre quinze e vinte empresas, e, ao adquirir algumas cotas do fundo, você vai estar exposto a todas elas, diluindo bastante o seu risco.

Além do possível ganho com a valorização das ações, um outro bom motivo para se investir em empresas listadas na bolsa é a possibilidade de ganhar dividendos.

“Como assim?”

Dividendos são os pagamentos que as empresas fazem aos cotistas, durante a distribuição de lucros.

Dependendo da estratégia da empresa, e da performance dela no trimestre, cada cotista “ganha” um pedaço desse lucro em forma de dividendos.

Você pode retirar esses dividendos se quiser, mas idealmente, você iria aproveitar a chance para adquirir mais ações, afinal você quer que o seu capital trabalhe para você, não é mesmo?

Por onde eu invisto na bolsa de valores ?

Você pode investir de casa mesmo! Basta acessar o site de alguma corretora, baixar o homebroker (programa que te permite fazer transações na bolsa) e voilá! Você está pronto para se tornar um investidor.

Mas antes de fazer isso, o primeiro passo é investir em conhecimento.

No Brasil temos muitos canais no YouTube que podem te ensinar pelo menos o básico de como investir em ações. Comece com pouco dinheiro, só molhando os pés na água, errando muito. Depois você pode ir de maneira mais séria.

Seu primeiro lema de investimento deve ser: “Eu só invisto naquilo que conheço.”

Por isso eu recomendo que você: estude muito bem as empresas nas quais vai investir, analise os mercados, veja os históricos das gestões das companhias.

E lembre: a bolsa por si só não então vai te deixar rico. O que te deixa rico mesmo são os aportes que você faz. De nada vai adiantar estudar a fundo, descobrir a melhor ação que existe na face da terra…

Se você só investir 247 reais. A mágica acontece com os juros compostos alinhados ao aporte regular. Investir todo mês, com diligência. É fácil? Com certeza não. Mas é possível enriquecer. Basta inteligência e uma boa dose de trabalho duro.

Espero deste modo, que você entre em 2020 já fazendo muitos investimentos!

Em nosso blog portanto, você também vai encontrar algumas dicas que vão te ajudar a melhorar muito suas finanças pessoais. 

Uma Excelente forma de melhorar sua vida financeira é ganhar mais. Então CLIQUE AQUI E CONHEÇA 10 FORMAS DE FAZER UMA RENDA EXTRA

botao-saber-mais