4 hábitos que irão te enriquecer para o resto da vida

Será que o cartão de crédito é um deles?

Anúncios

Veja aqui 4 hábitos para enriquecer que não podem faltar na sua vida! Confira!

O que é pobreza para você? Passar na rua e observar aquelas pessoas que estão em uma situação lamentável, de não ter um “teto para morar”?

Anúncios

Ou uma pessoa que trabalha 50 horas por semana e ainda assim não consegue colocar os filhos numa boa escola? ou alguém que não tem dinheiro para comprar o carro próprio?

Nosso conceito de pobreza pode ser muito relativo mas, na verdade, o estado de pobreza é algo que vem da nossa mentalidade. E a nossa mentalidade é construída em grande parte por nossos hábitos.

Anúncios

Portanto, que hábitos diferenciam os muito ricos daqueles que lutam para sobreviver?

Fizemos uma lista dos hábitos financeiros que os bilionários usam para enriquecer e que podem ser usadas por qualquer pessoa.

1. Controle seus passivos como um dos hábitos para enriquecer 

Primeiramente, os ricos estão sempre de olho em seus gastos com passivos.

Os passivos são todos os itens você compra ou adquire, que tiram seu tão amado dinheirinho, e que, entretanto, não retornam nada para você.

Devem ser controlados com máxima atenção, para manter a sua saúde financeira em dia.

Um exemplo clássico de um passivo, e que muitos consideram um ativo, é a sua casa (ou apartamento). Quando você compra um imóvel, seus gastos não param por aí.

Muito pelo contrário, eles só começaram: parcelas, impostos, reformas e móveis são alguns tipos de gastos recorrentes. Você pode até lucrar com a venda desse imóvel, mas assim que o fizer você não terá onde morar.

Similarmente, um carro também é um passivo, a não ser que você use ele como um meio de adquirir dinheiro, como através de aluguel do carro ou por usá-lo para trabalhar com Uber e derivados.

Em conclusão, cuide para que seus passivos não te coloquem em dívida com os outros e nem para que gastem todo o seu salário para mantê-los.

O objetivo é ter o hábito de sempre deixar sobrar uma parte do salário para que esta seja investida em ativos, que é o próximo hábito a ser tomado.  

2. Maximize seus Ativos

Só pode ser considerado um ativo aquilo que lhe traz dinheiro recorrente, sem que você tenha de se desfazer desse bem para lucrar.

Segundamente, os ricos, acima de tudo, tem o hábito de colocar todo o seu capital em ativos até que estes lhes rendem um valor suficiente para não precisarem trabalhar.

Por exemplo, eles tem o costume de investir pelo menos 15% de seu salário em fundos imobiliários com retornos mensais, para que uma segunda fonte de renda seja criada.

Da mesma forma, o autor Robert Kiyosaki, em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre” criou uma regra do “pague-se antes, depois pague os outros”.

Em que ele habitualmente separa uma quantidade fixa de seu salário para ser investida sem levar em consideração seus gastos do mês.

Fazendo isso, subsequentemente ele terá investido uma quantidade considerável de dinheiro e esse sacrifício lhe trará bons frutos no futuro. É o famoso “plantar para colher”.

3. Tenha Clareza como um dos hábitos para enriquecer 

Se você é aquele tipo de pessoa que logo no início do mês já não tem mais um real na conta, e sabe que é porque tem muitos gastos fixos, mas não sabe onde mais fazer cortes, não acredite em milagres:

Você deve reduzir seu padrão de vida para objetivos maiores se concretizarem.

Acima de tudo, tenha uma meta! Guardar dinheiro sem um propósito é quase uma tortura pra quem não tem esse hábito.

Quando temos um objetivo definido, fica mais fácil viver com menos do que ganhamos e assim, poupar para aquela meta desejada.

O hábito de viver com menos do que se ganha é um dos que mais geram resultados financeiros no longo prazo.

Portanto, vamos deixar de blá-blá-blá e vamos fazer juntos alguns exemplos que você pode adaptar a sua realidade.

Objetivo: uma Casa.

Faça as seguintes perguntas á si mesmo:

  • Qual é um custo de ter uma casa?
  • Quanto vai consumir da minha renda?
  • Eu realmente necessito desse bem na minha vida agora?

4. Não seja imediatista como um dos hábitos para enriquecer 

Em adição, depois de traçar suas metas, avaliar os custos e o impacto que haverá em sua vida (e principalmente na sua renda), é muito importante que sua mentalidade esteja preparada para a trajetória.

Não vai ser de hoje para amanhã que você poderá viver da renda de seus investimentos. 

Disciplina não se constrói do nada, lembre-se que o maior interessado no o seu sucesso é você!!

saiba-mais