Como o Open Banking ajuda quem está negativado?

O sistema de compartilhamento de dados financeiros promete ajudar os negativados a conseguirem crédito! Entenda.

open banking ajuda negativado

Entenda quais são as funcionalidades do Open Banking que melhora a oferta de crédito para negativados!

Em outubro de 2021, o número de inadimplentes no Brasil chegou à marca de 63,4 milhões, que é o maior índice desde julho de 2020.

Publicidade


Como sabemos, a inadimplência afeta bastante a vida de qualquer pessoa, porque fica mais difícil pegar empréstimo, conseguir crédito no cartão e muito mais quando se está negativado.

Contudo, uma novidade do mercado financeiro pode mudar esse cenário: estamos falando do Open Banking, ou Open Finance.

Publicidade

Neste artigo, vamos falar sobre como o Open Banking pode ajudar quem está negativado a conseguir crédito de uma forma mais fácil.

Publicidade


A seguir, você vai ver:

  1. O que é e como funciona o Open Banking?
  2. Por que o Open Banking pode ajudar quem está negativado?

O que é e como funciona o Open Banking?

Publicidade


O Open Banking é um sistema integrado de compartilhamento de dados financeiros.

Nesse sistema, os bancos e as financeiras autorizados pelo Banco Central podem compartilhar os dados dos seus clientes por meio de uma plataforma integrada e segura chamada API.

Publicidade

É possível compartilhar:

  • dados cadastrais,
  • transações financeiras,
  • uso de produtos e serviços bancários,
  • operações de câmbio,
  • informações sobre investimentos e seguros,
  • previdências
  • e muito mais.
Publicidade


Mas vale mencionar que alguns desses dados ainda não estão sendo compartilhados, porque o Open Banking segue um calendário e está liberando as funções aos poucos.

Nos vídeo abaixo você consegue entender as fases de implementação do Open Banking, confira:

Mas não se preocupe: você tem o controle sobre quais dados podem ser compartilhados e por quanto tempo, e ainda pode voltar atrás na sua decisão se assim desejar.

Publicidade
Publicidade


Se quiser, você pode inclusive disponibilizar dados de até um ano atrás.

Isso significa, então, que você pode entregar dados sobre sua movimentação financeira e histórico de pagamentos a qualquer banco ou financeira, sem precisar “começar do zero” toda vez.

Esse é o principal motivo pelo qual o Open Banking ou Open Finance ajuda quem está negativado.

Publicidade


Entenda mais a seguir.

Por que o Open Banking pode ajudar quem está negativado?

Tradicionalmente, quando pedimos um cartão de crédito novo ou solicitamos um empréstimo, passamos por uma análise de crédito.

Publicidade


Essa análise se baseia principalmente no score do Serasa e SPC, que se torna mais baixo quando você atrasa o pagamento de contas, por exemplo.

Com o Open Banking, contudo, os bancos e financeiras terão muito mais informações à sua disposição na hora de fazer essa análise.

Assim, além do score, eles poderão conferir quanto entra e sai de dinheiro na sua conta, qual o seu histórico de pagamentos, como você usa o seu cartão de crédito e muito mais.

Publicidade


E tudo isso te ajuda a conseguir mais crédito!

Além disso, é possível ter acesso a modalidades personalizadas e com preços mais atrativos, o que é outro benefício do Open Banking.

Com mais informações sobre a capacidade de pagamento de cada cliente, as instituições poderão então oferecer produtos e serviços específicos para o perfil de cada um, o que é bom para todos os envolvidos.

Publicidade


Finalizando

O Open Banking ajuda tanto quem está negativado quanto quem não está, já que permite uma oferta maior e mais atrativa de crédito para todos.

Aqui no site já cobrimos o Open Banking do Santander, porque este foi um dos primeiros bancos a começar a trabalhar com o sistema.

Você pode conferir tudo apertando no botão abaixo.

Por fim, te convidamos a conhecer o resto do nosso site e ficar sempre de olho no e-mail para não perder nenhum conteúdo exclusivo!

Publicidade


Até a próxima.