Curso Independência Financeira

[Aula 04] Como se comportar como um milionário – parte 1

Anúncios

Nas últimas aulas, vimos a importância de ter um pensamento milionário e utilizar o cérebro a seu favor para gerar riqueza.

Isso porque você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas se o seu cérebro não estiver hackeado, ou seja, voltado para gerar riqueza, você muito provavelmente não vai conseguir manter o que tem.

Anúncios

Agora, nesta aula, eu vou falar com você sobre os principais comportamentos milionários.

Ou seja, eu quero que além de pensar como um milionário você também entenda como agir como um milionário, porque essa é a única maneira de alcançar a sua independência financeira.

Anúncios

Para isso, você precisa refletir sobre 7 pontos principais:

  1. Você tem responsabilidade sobre a sua vida?
  2. Você está comprometido a ser rico?
  3. Qual é o tamanho do seu sonho de riqueza?
  4. Como você vê as oportunidades que surgem?
  5. O que você pensa das pessoas ricas?
  6. Você gosta de vender?
  7. Como você encara seus problemas?

Parece muita coisa, mas não se preocupe!

Continue comigo que vou te ajudar a pensar sobre cada uma dessas perguntas e entender o que elas têm a ver com o comportamento dos ricos.

Então vamos lá!

1 – Quem tem responsabilidade sobre a sua vida?

 

Em primeiro lugar, vou falar um pouco sobre como as pessoas com mentalidade rica e as com mentalidade pobre assumem as suas responsabilidades.

Antes de avançarmos, porém, ressalto mais uma vez que ter mentalidade rica ou pobre não tem a ver com o dinheiro que você ganha, mas com a forma como você pensa e como enxerga o mundo, ok?

Nesse sentido, portanto, a diferença é que os ricos tendem a assumir 100% da responsabilidade por tudo que acontece em suas vidas, enquanto os pobres geralmente culpam terceiros.

Isso acontece porque os ricos sabem que os seus resultados dependem única e exclusivamente de suas ações; já os pobres acreditam que eles dependem da sorte, como, por exemplo, jogar na loteria ou receber um aumento.

Ou seja, os pobres jogam a responsabilidade pela sua falta de riqueza para os outros.

Além disso, os ricos são protagonistas, e por isso não perdem tempo reclamando, enquanto outra característica muito comum de pessoas com comportamento pobre é o vitimismo, ou seja, reclamar de tudo.

Pensando nisso, como você participa do jogo do dinheiro?

Os ricos jogam para ganhar, enquanto os pobres jogam na defensiva, para não perder.

O objetivo do rico é fortuna e abundância em tudo, já o pobre pensa em pagar as contas e sobreviver.

Os ricos miram a lua, porque eles sabem que, se errarem, vão acabar acertando uma estrela. Por outro lado, os pobres nem possuem planos, porque nem criam um pelo medo de não conseguirem alcançá-lo.

2 – Você está comprometido a ser rico?

 

O rico tem vontade de ganhar cada vez mais, o pobre sucumbe pelo medo de perder, então ele não se arrisca, não faz nada novo; ele só não quer perder o que já tem. Ele apenas diz que quer ser rico, mas não está disposto a fazer o que é necessário.

Então você está comprometido a trabalhar quantas horas forem necessárias, a abrir mão dos finais de semana? Porque os ricos se comprometem e sabem o que querem!

Já os pobres nunca se perguntaram quais são os seus objetivos ou por que realmente querem ser ricos; logo, eles não têm uma motivação clara para atingir esse objetivo.

E isso faz toda a diferença.

3 – Qual o tamanho do seu sonho de riqueza?

 

O propósito dos ricos é sempre gerar valor e criar um produto — por exemplo, em uma empresa, os ricos pensam em como podem gerar valor para a instituição, para os acionistas, criar algo importante… enquanto isso, os pobres pensam somente em como aumentar o próprio salário.

Os ricos sabem o valor que possuem, como podem contribuir, já os pobres estão mais preocupados com outras coisas.

Isso é importante porque, se você pensa em termo de salário, o dinheiro é o fim; mas, se você gera valor, o dinheiro vira uma recompensa. E, como vimos em outras aulas, a meta final nunca deve ser o dinheiro: ele deve apenas ser um meio.

Ou seja, os ricos pensam enorme; os pobres, pequeno. Mas pensar gigante e pensar micro dá o mesmo trabalho, então pense alto!

4 – Como você vê oportunidades?

 

Você vê as oportunidades com potencial de ganho ou sempre enxerga apenas os obstáculos e as possibilidades de perda?

Você foca na remuneração, ou seja, em quanto pode ganhar? Ou foca apenas no risco e esquece a oportunidade?

Os ricos têm a mentalidade “farei dar certo”, enquanto os pobres pensam “espero que dê certo”.

Aqui, não estou dizendo que você não deva olhar o risco, muito pelo contrário. O que você deve fazer é analisar a remuneração e, se ela valer a pena, começar a pensar em como diluir o risco, em vez de ficar pensando apenas no problema e esperando que dê certo.

A diferença então é tomar a atitude para fazer dar certo.

5 – O que você pensa das pessoas ricas?

 

Quando uma pessoa jovem num carro conversível passa ao seu lado, você:

  •  Tem raiva e inveja ou admira essa pessoa?
  • Se preocupa em estudá-la para descobrir como ela chegou lá ou fala mal da pessoa sem conhecê-la?
  • Acredita que ela trabalhou ou que deu sorte?
  • Entende que ela tratou bem as pessoas pelo caminho ou que fez alguma coisa para alguém e por isso não merece o que tem?
  • Você tenta se aproximar ou se afasta porque acha que ela é má companhia, que não presta, que é esnobe?

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda

 

Pergunto tudo isso porque você é a média das 5 pessoas com quem mais anda.

Nesse sentido, os ricos andam sempre com pessoas bem-sucedidas, enquanto os pobres têm medo disso, por causa das crenças que acumularam sobre quem tem dinheiro.

Mas quero deixar muito claro que não estou falando de se aproveitar das pessoas ricas, não é isso.

É que qualquer pessoa, incluindo você, tem capacidade de gerar valor, porque tem conhecimento. E você pode, sim, gerar valor para uma pessoa rica.

Então, quando você quiser se aproximar de um grupo novo de pessoas que são bem-sucedidas, pense que você pode ter algo a entregar! Dessa maneira você está em uma situação em que ambos ganham: você gera valor para elas e elas geram valor para você.

E você não precisa conhecer pessoas bem-sucedidas na vida real para aprender com elas, porque existem diversas biografias de pessoas de sucesso que podem te ajudar a entender a trajetória que trilharam para chegar onde chegaram.

Então foque na energia positiva que as pessoas têm e tome muito cuidado com a mentalidade destrutiva — pare de falar que as pessoas não prestam sem conhecê-las, simplesmente porque são bem-sucedidas ou têm dinheiro, e permita-se aprender com essas pessoas.

6 – Você gosta de vender?

 

Outro fator muito interessante que os ricos têm em comum é que eles gostam de vender.

Este é um ponto muito importante, porque a maioria das pessoas têm a crença de que vender é algo chato.

Só que, quando você tem algo de extremo valor a mostrar, como uma habilidade única, se você não a vende ou compartilha com os outros, você está deixando de dar valor para o mundo.

Então pense sempre em tudo de valor que você tem e aprenda a vender, porque vender não é ruim. Inclusive, você já está vendendo algo seu a toda hora: o seu tempo, a sua inteligência, a sua capacidade de fazer coisas no trabalho, etc.

Ou seja, não tem problema nenhum em vender algo que é seu e gera valor; na verdade, é sua obrigação tentar vender!

7 – Você encara os seus problemas?

 

Por fim, deixo esta pergunta: você foge dos seus problemas ou cresce com eles?

Os ricos não têm grandes problemas, porque eles crescem e transformam os obstáculos em algo pequeno.

Os pobres, não: quando eles veem um grande problema, se tornam pessoas pequenas, porque, em vez de tentar resolver essa dificuldade, eles fogem dela.

Mas só de estar fazendo este curso você já está tentando resolver o seu problema!

Na próxima aula, continuaremos conversando sobre comportamento milionário, com mais perguntas e reflexões que vão te levar a agir como os ricos.

Te vejo lá!

[course-login course=”independencia” previous=”https://bomfin.com/cursometodo3ps/aula3-poderdascrencas/” next=”https://bomfin.com/cursometodo3ps/aula5-comportamentomilionario2/”]