Não caia no golpe da fraude do cartão por aproximação
O novo golpe da fraude do cartão por aproximação já foi descoberto, mas criminosos ainda continuam agindo. Saiba como evitar.
Não caia no golpe do cartão por aproximação
O golpe da fraude do cartão por aproximação foi aplicado recentemente em alguns estabelecimentos. Os criminosos utilizam tecnologia avançada para aplicar o golpe.
Através de um vírus instalado nas máquinas de cartões, o grupo chamado Prilex consegue capturar as infrações financeiras do cliente e enviar diretamente para eles.
O grupo já atua aplicando golpes dessa modalidade a anos, mas recentemente conseguiram burlar o sistema de segurança dos pagamentos por aproximação. Veja a seguir como evitar esse novo golpe.
Saiba aqui:
- Golpe da fraude do cartão por aproximação
- Como evitar golpes no cartão por aproximação?

Golpe da fraude do cartão por aproximação
A tecnologia NFC (Near Field Communication) veio para facilitar a rotina de pagamento de muitas pessoas. Criada em 2004 é utilizada principalmente por companhias de cartões de crédito.
A tecnologia possibilita ao usuário do cartão efetuar pagamentos em pequenas distâncias, ou seja, apenas aproximando o cartão da máquina. Com isso, o usuário do cartão não precisa digitar a sua senha de segurança ou inserir o cartão na máquina.
Assim como a tecnologia avança, os golpes também ficam mais modernos. Um grupo de criminosos vêm atuando em estabelecimentos e roubam dados financeiros de clientes.
Os criminosos conseguem instalar um tipo de vírus na máquina de cartões e quando o cliente vai realizar o pagamento, a máquina não aceita o método de aproximação.
Diante disso, o cliente acaba inserindo o cartão na máquina, e os criminosos roubam seus dados causando prejuízos financeiros.
Como evitar golpes no cartão por aproximação?
A melhor forma de se proteger do golpe de cartão de crédito por aproximação é usar outra forma de pagamento, ou seja, pagar com Pex ou em dinheiro.
Caso essas opções não sejam possíveis, ficar atento na hora do pagamento é uma boa opção. Dessa forma, qualquer suspeita de fraude ou mensagem na tela da máquina desconfie e alerte o vendedor.
Evite também emprestar seu cartão de crédito a outras pessoas, e jamais forneça seus dados pessoais ou dados do cartão sem verificar a necessidade de tal procedimento.
Caso haja suspeita de golpe, comunique a sua agência e bloqueie o seu cartão. Você também pode realizar o bloqueio do cartão diretamente no App através do botão “Bloquear” caso ele tenha essa opção.
Já os lojistas, devem prestar atenção em mensagens e e-mails recebidos. Evite clicar em qualquer link, abrir mensagens de desconhecidos ou baixar arquivos.
Sempre certifique que a pessoa que entrou em contato com você, realmente faz parte da empresa de maquininhas.
Em caso de dúvidas, fale diretamente com a prestadora de serviços e esclareça a situação. Enfim, verifique se a operação é comum ou se há algo de errado.
Então, o que você achou dessas dicas, foi útil para você? Visite o nosso site e leia mais notícias como esta.