Curso Independência Financeira

[Aula 03] Entenda o que é Ciclo da Riqueza e como ele pode mudar a sua vida!

Anúncios

Olá, investidor. Seja muito bem-vindo a mais uma aula!

Você sabe como funciona o ciclo da riqueza? Sabe como e por que você tem a situação financeira atual?

Anúncios

Na verdade, o ciclo da riqueza ajuda a entender os resultados em todas as áreas da sua vida, e não apenas nas finanças pessoais.

Ele é composto de quatro passos, e nesta aula vou explicar de onde estão vindo os resultados que você alcançou até hoje e como mudar eles para melhor. Vamos nessa?

Anúncios

Aqui você vai entender:

  1. O poder das crenças
  2. Como as crenças influenciam o ciclo da riqueza
  3. Passo a passo para reprogramar as suas crenças

O poder das crenças

 

Vou começar falando de crenças. Mas o que são crenças, exatamente?

Elas são afirmações que temos como verdades, geralmente desde a infância. São ditas pelos nossos pais, professores, amigos… enfim, pessoas importantes para a gente, que têm uma capacidade de influenciar o que pensamos.

Agora o grande problema disso é quando você tem crenças negativas. E, infelizmente, a maior parte das crenças sobre dinheiro são mentiras e também são negativas.

E quem nunca ouviu falar, por exemplo, que o dinheiro é sujo, que é impossível ser rico sendo honesto, que os ricos são egoístas e só pensam em dinheiro, e assim por diante?

Existem diversas crenças que não são verdades, mas de tanto as pessoas as repetirem, essas crenças acabam caindo num lugar comum para todos.

Só que, quando falamos em dinheiro, isso é muito perigoso, porque criamos uma verdade para o nosso subconsciente que acaba sendo transmitido para as nossas ações.

E como o seu cérebro quer te proteger de coisas ruins, porque foi feito para tomar decisões que permitam a sua sobrevivência, ele vai te afastar do dinheiro caso você tenha alguma crença negativa em relação a ele.

Mas isso é feito de maneira subconsciente, como 70% das ações tomadas pela mente — ou seja, assim como você não percebe que está respirando, também não percebe que seu cérebro está te afastando da possibilidade de acumular riquezas.

O que eu quero dizer é o seguinte: quando você tem uma crença negativa, ela fica lá, martelando o seu subconsciente, e você acaba tomando diversas atitudes sem saber o porquê, apenas por estar com essas crenças acumuladas na cabeça.

Então, por exemplo, quando você acredita que o dinheiro é algo sujo, você decide de forma subconsciente que não gosta de acumular algo sujo. Quando acredita que os ricos são desonestos, decide que não quer ser desonesto, então prefere não acumular riquezas.

Ou seja, quando você ouve qualquer coisa ruim em relação ao dinheiro, o seu cérebro te informa que você não quer ser associado àquela coisa ruim.

Como as crenças influenciam no ciclo da riqueza

 

Neste curso, estamos conversando sobre o ciclo da riqueza, que consiste em 3 etapas:

  1. Segurança financeira
  2. Independência financeira
  3. Liberdade financeira

Já falamos sobre esses conceitos e continuaremos a explorá-los nas próximas aulas e módulos.

Nesta aula, estamos falando sobre as crenças porque são elas que vão determinar se você terá sucesso, tanto na sua vida financeira quanto nas outras áreas às quais você se dedica e, consequentemente, pode levar ao sucesso ou fracasso do seu ciclo da riqueza.

Isso porque crenças levam a sentimentos, e os sentimentos desencadeiam as nossas ações.

As nossas ações, por sua vez, geram resultados, e esses resultados podem ou não reforçar as nossas crenças.

Então, se você possui sentimentos ruins sobre o dinheiro, o que você irá fazer? Procurar ganhar mais dinheiro ou gastar tudo que tem para se livrar dessa coisa ruim?

Qual o resultado disso? Insatisfação com a sua vida financeira, pois nunca sobra dinheiro.

E se você acha que só pessoas desonestas conseguem ficar rico, isso alimenta a sua crença de que, dado que você é honesto, não conseguirá acumular dinheiro.

Mas, na verdade, você está gastando dinheiro porque essa falsa crença está na sua cabeça.

Vamos usar um exemplo fora do mundo das finanças para deixar bem claro o que você precisa entender:

Se você tem a crença de que seu chefe não gosta de você e que ele não vai te promover porque se dá melhor com seu colega de trabalho, qual será o seu sentimento em relação ao trabalho e ao seu chefe?

Com certeza não será dos melhores.

E você acha que esse sentimento vai te fazer performar melhor ou pior? Você está sendo estimulado a realizar um trabalho excelente?

Se você não tem o estímulo correto, você provavelmente não vai render o que deveria no trabalho. E isso quer dizer que você não será promovido.

Assim, o seu cérebro ligará a não promoção com a relação do seu chefe com o seu colega, quando na verdade ela não ocorreu por causa das suas ações, que foram ruins por causa dos seus sentimentos ruins, gerado por causa de uma crença.

Então é muito importante lembrar sempre que o ser humano tende a alimentar a crença, e de forma errada bota a culpa nos problemas, em vez de realizar uma autocrítica e melhorar.

Ou seja, não adianta querer mudar os frutos da árvore sem querer mudar a raiz. O resultado depende do que está dentro de você, então você precisa mudar internamente para conseguir ter sucesso financeiro.

E se o que você está fazendo hoje não resulta em um resultado financeiro bom, que agrade você, você precisa mudar internamente.

Passo a passo para reprogramar as suas crenças

Como falamos em outras aulas, o nosso cérebro é extremamente poderoso, e, através de técnicas, nós podemos reprogramá-lo para nos ajudar a acumular riquezas.

No livro Segredos da mente milionária, ele ensina uma forma de fazer isso em 4 passos:

  • conscientização;
  • entendimento;
  • dissociação;
  • declaração.

Vamos ver como cada uma dessas funciona a seguir.

Conscientização

 

Aqui, você precisa saber quais são as suas crenças financeiras.

Para isso, escreva absolutamente todas as frases negativas sobre dinheiro e sobre pessoas ricas que você já ouviu, como “dinheiro é sujo”, “mais vale um feio pobre do que um bonito rico”, etc.

Existem inúmeras frases e ditados populares que a gente conhece sobre isso, então vasculhe seu cérebro e faça uma lista completa. Isso fará diferença no seu resultado.

Entendimento

 

Em seguida, você deve entender como essas ideias estão influenciando a sua vida.

Se você acha que o dinheiro é sujo e que por isso nunca conseguiu acumular um patrimônio, pode ser porque o seu cérebro está fazendo você gastar esse dinheiro de forma subconsciente, para que não acumule algo ruim ou sujo.

Então, além de escrever todas as suas crenças, entenda também como elas estão atrapalhando a sua vida financeira.

Dissociação

 

Agora vem a dissociação, ou seja, você dá um basta nos pensamentos do passado que já não te representam hoje.

Depois da conscientização e do entendimento, você sabe que quem é rico pode sim ser honesto, ser uma pessoa boa, ou seja, que o dinheiro não tem absolutamente nada a ver com o caráter de uma pessoa.

Deixando de atrelar riqueza e desonestidade, você fez uma dissociação desse pensamento errado.

Declaração

 

Por último, volte aos tempos antigos e escreva uma declaração. Repita a mesma frase toda manhã:

“As coisas que ouvi no passado sobre dinheiro são mentiras. Opto por adotar novas formas de pensar que contribuam para o meu sucesso. Eu tenho uma mente milionária!”

Se você disser isso todo dia pela manhã, com vontade, usando um tom de voz efusivo, eu tenho certeza de que as suas crenças limitantes serão excluídas da sua vida.

Não subestime o poder do seu cérebro!

 

O seu cérebro cumpre um papel fundamental para que você tenha sucesso financeiro.

Afinal, não é à toa que estamos reservando o primeiro módulo deste curso para falar sobre como educar sua mente para ser uma mente com pensamento milionário.

Mas agora que falamos sobre os seus pensamentos, vamos falar sobre os seus comportamentos, e como você pode começar a agir mais como os milionários.

Te vejo na próxima aula!

[course-login course=”independencia” previous=”https://bomfin.com/cursometodo3ps/aula2-pensamento/” next=”https://bomfin.com/cursometodo3ps/aula4-comportamentomilionario”]